Business Dashboard
A intuição de um gestor de sucesso é muito importante, mas não deveria ser o único elemento a ser utilizado na escolha do melhor caminho.
São muitos os benefícios de investir na inteligência da empresa, em particular, nas soluções que permitem analisar e apresentar as informações do negócio de forma clara e objetiva.
Além disso, é importante a disponibilidade das informações no momento adequado, independentemente do dispositivo que esteja ao alcance de gestores, seja um computador, monitor, tablet ou smartphone, para que estas informações sejam transformadas em ações que levarão a empresa a obter resultados melhores.
Por que investir em dashboards?
Promove a inovação cultural
Os painéis de indicadores não são apenas uma questão de tecnologia da informação, apesar de parecer assim para muitos. Estamos falando dos elementos fundamentais para se estabelecer uma cultura voltada a processos e métricas, como acontece nas empresas modernas, interessadas no aprimoramento contínuo de seus produtos e serviços.
Promove o ambiente colaborativo
Os dados são um importante ativo das empresas, mas o seu valor é diminuído quando o seu acesso é difícil e está ao alcance de poucos. Um painel de indicadores bem desenhado permite o fácil acesso aos dados, facilita a disseminação e compartilhamento de informações, e promove o alinhamento entre departamentos e permite monitorar a jornada do Cliente no consumo de produtos e serviços.
Melhora a gestão do negócio
A natureza dos painéis de indicadores é justamente consolidar as informações críticas que pertencem a um mesmo contexto, mas que são provenientes de múltiplas
fontes. Isto elimina o esforço de gestores na busca pelas informações e proporciona vários outros benefícios, Ex.:
- Maior tempo para a análise das informações
- Maior agilidade na identificação de problemas e ações corretivas
- Maior proatividade (facilitada pela análise de tendências)
- Maior embasamento para a tomada de decisão
Um modelo moderno de análise e apresentação de informações conta com dashboards para o monitoramento de metas, o progresso das iniciativas estratégicas e objetivos da empresa (em números), os indicadores de performance (KPIs¹), métricas relacionadas aos processos críticos do negócio, recursos, finanças, qualidade de produtos e serviços, dados do mercado, e atendimento das demandas e perfil de Clientes.
KPIs¹ (Key Performance Indicator) são indicadores utilizados para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos
Tipos de dashboards
Analítico
Objetivos
Estratégico, objetivos de médio e longo prazos
Monitoramento de metas e objetivos estratégicos
Acompanhamento do progresso das iniciativas estratégicas
Monitoramento de KPIs estratégicos
Usuários
Executivos
Gestores de negócio
Tempo da informação
Períodos, projeções e tendências
Operacional
Objetivos
Tático, objetivos de curto e médio prazos
Monitoramento das métricas de eficiência e produtividade de processos
Monitoramento de metas e KPIs de iniciativas / processos de negócio
Monitoramento de serviços de Clientes
Usuários
Gerentes de áreas
Gestores de processos e pessoas
Tempo da informação
Tempo real, instante, diário
Business dashboard framework
A razão principal para a utilização de um Framework como o ilustrado abaixo é oferecer uma visão holística dos elementos importantes e que servirão de base para efetuar um ótimo trabalho de planejamento e desenho funcional.
Os elementos que fazem parte do framework são o resultado do conhecimento e experiência profissional e são a porta de entrada para modelos de referência, guidelines e outros frameworks importantes.
O planejamento e desenho de dashboards é direcionado pelos objetivos mais concretos de cada gestor. Este levantamento se dá através de entrevistas e o entendimento dos processos de negócio.
Devido à sua importância, a definição de KPIs e métricas requer uma abordagem metodológica estruturada. Bem mais que melhores práticas e elementos pré-definidos, a tarefa envolve o entendimento da gestão, de processos de negócio, de metas e objetivos estratégicos da empresa.
Devido à sua importância, a definição de KPIs e métricas requer uma abordagem metodológica estruturada. Bem mais que melhores práticas e elementos pré-definidos, a tarefa envolve o entendimento dos processos de gestão, de processos de negócio, de metas e objetivos estratégicos da empresa.
A descrição dos dados e seus atributos mais importantes devem ser documentados e acessados facilmente. Exemplos: sua origem, unidade de medida, regras de negócio, regras de validação, ciclo de vida, segurança de acesso, frequência de atualização, limites mínimos / máximos, responsável e outros atributos.
Estabelecer processos de gestão da qualidade de dados é fundamental para a empresa e, certamente na utilização de dashboards. Sem isto, um dashboard é inútil ou pior, pode confundir os gestores na tomada de decisão.
A modelagem de dados é referência importante para a definição de dashboards. Ela determina os dados a serem utilizados, as suas relações, a disponibilidade (ou não), a sua origem e outros atributos.
A facilidade e a rapidez de acesso às informações desejadas são determinantes para uma experiência positiva dos usuários. Reduzir a quantidade de cores no dashboard diminui a complexidade e permite que usuários partam de informações consolidadas e que possam descer nos detalhes (drill down). Assim, auxilia os usuários a melhor analisar as questões.
Há questões particulares na dinâmica dos negócios, processos e gestão que fazem parte dos diferenciais competitivos de nossos Clientes. Estes diferenciais foram construídos ao longo de anos de conhecimento e experiência e, independentemente da forma, estes elementos devem ser capturados e representados nos novos dashboards.
Como podemos ajudar a sua empresa?
O trabalho de desenho de business dashboards pode tomar várias formas e abrangência, dependendo das necessidades da empresa. Relacionamos abaixo alguns exemplos de como a Citrine Consulting pode auxiliar:
Desenho dos indicadores de performance
O trabalho de revisão do processo decisional existente e desenho dos indicadores de performance (KPIs) de acordo com as necessidades apontadas pelos gestores e melhores práticas de mercado é o primeiro passo para se estabelecer um processo decisional perfeitamente embasado com as informações necessárias para a tomada de decisão.
Desenho de dashboard gerencial (MVP)
Esta iniciativa tem por objetivo a rápida implementação de um dashboard gerencial para o apoio à tomada de decisão proporcionando o melhor cenário de avaliação do valor agregado para os gestares e da complexidade tecnológica associada.
Assinatura de serviços de dashboards
Serviço contínuo de desenho e manutenção de KPIs e dashboards gerenciais para o melhor embasamento da tomada de decisão na empresa em todas as áreas de negócio. A assinatura inclui também o acesso e utilização das ferramentas necessárias para o bom desempenho do processo.
Porque a Citrine Consulting?
As melhores práticas de mercado, referências, modelos e serviços pré-definidos, podem e devem ser utilizados para aprimorar o processo de análise e apresentação de informações da sua empresa.
No entanto, há questões relacionadas à dinâmica de negócio, processos e gestão que são particulares em cada empresa e que devem ser identificados e incorporados. Falamos aqui das particularidades que fazem parte dos diferenciais competitivos do negócio de nosso Cliente, construídos através do conhecimento e a experiência acumulados ao longo dos anos, no aprimoramento de produtos e serviços.
É através do uso de uma abordagem metodológica estruturada que integra todos estes elementos que a Citrine Consulting entrega o máximo de valor, somando as vantagens de inovação aos elementos chave do sucesso do negócio de nossos Clientes.
Solução alternativa oferecida pela Citrine Consulting
Pensando em agilizar a implementação de Dashboards para nossos Clientes, a Citrine Consulting oferece também uma alternativa com base no modelo de SaaS (Software as a Service). Este serviço inclui a utilização de solução de software, dentre os líderes de mercado, para a construção dos Dashboards e a infraestrutura tecnológica gerenciada na nuvem.
Principais benefícios
Rápida implementação (Serviços de software e infraestrutura tecnológica gerenciada disponibilizados na nuvem)
Mínimo investimento inicial (Serviço especializado de desenho e implementação dos painéis de indicadores)
Evoluções e construção de novos dashboards sem custos adicionais (banco de horas de serviços de consultoria incluídos no serviço)
Escalabilidade (Flexibilidade no crescimento do número de usuários, painéis e KPIs)
Principais características
Licença baseada no modelo por assinatura (anual)
Acesso via Browser em uma conexão segura de Internet
Serviços de software e infraestrutura tecnológica gerenciada na nuvem
Considerações iniciais
Segurança da Informação (O suporte e a aderência da solução de “Business Dashboard” às políticas de segurança da sua empresa é pré-requisito)
Conectividade (O serviço de Internet da empresa deve possuir a capacidade, performance e disponibilidade necessária para o bom funcionamento da solução)