TDABC - True Profitability
Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, as empresas devem ter os custos e as margens de lucro de seus produtos e serviços bem mapeados para enfrentar a concorrência no mercado.
As decisões assertivas que levam a empresa a obter ganhos de eficiência em seus processos produtivos é uma dinâmica que depende da disponibilidade de dados detalhados e precisos, e de tecnologias modernas que oferecem capacidade analítica para seus gestores. O bom funcionamento desta dinâmica é fundamental para maximizar a rentabilidade dos produtos e determinante para alcançar metas e objetivos estratégicos da empresa.
Como estabelecer essa dinâmica na sua empresa
Inspirado no modelo TDABC*, a Citrine Consulting desenvolveu um modelo gerencial, complementar à estrutura de gestão contábil existente nas empresas. Este modelo gerencial estabelece um processo de melhoria contínua visando maximizar a rentabilidade de produtos e serviços, através da eficiência dos processos produtivos.
*Criado por Robert S. Kaplan e Steven Anderson, da Harvard Business School, o modelo TDABC (time-driven activity-base costing) é um modelo de custeio baseado em atividades e tempo que possibilita uma gestão estratégica dos custos de um produto ou serviço.
Como saber se o TDABC pode agregar valor para a sua empresa?
Relacionamos algumas perguntas importantes sobre a gestão dos custos e a rentabilidade dos produtos da empresa que seriam facilmente respondidas por meio da utilização do modelo TDABC e que podem revelar gaps no modelo de gestão existente em sua empresa:
- Quais custos indiretos* impactaram a rentabilidade do produto de um período para o outro?
- Qual é o nível de precisão das informações de custos indiretos e rentabilidade do produto?
- Qual é o custo unitário dos produtos da empresa?
- Qual é o item de custo indireto* de maior valor para um dado produto?
- Qual é a rentabilidade de cada produto da empresa?
- Quais são os itens de custo indireto* relacionados a um dado produto da empresa?
- Qual é o custo de TI apenas para sustentar o negócio da empresa (excluindo os projetos de desenvolvimento)?
- Quais incidentes que ocorreram no período causaram impactos na rentabilidade do produto (Ex.: retrabalho, sistema indisponível)?
- Qual foi a causa do aumento do custo de operações e tecnologia da informação em um dado período?
- Quais foram os ganhos de redução dos custos obtidos com a entrega de um determinado projeto de TI?
- A organização é capaz de relacionar as atividades executadas em ordem crescente de custo?
- Qual modelo atual, seja de força de trabalho (Sourcing), serviço ou solução tecnológica é ineficiente ou onera o custo total do produto?
- Dentre os serviços operacionais que suportam um dado produto, quais são afetados pelo crescimento no volume de vendas?
- Quais serviços são específicos do país e que oneram o custo total e a rentabilidade do produto (Nota: importante na comparação com unidades em outros países)?
* Custos Indiretos são somados ao custo total de produtos finais conforme critérios pré-determinados (Ex.: mão-de-obra, recursos computacionais)
Comparativo do TDABC com modelos convencionais
Arraste para o lado e veja todos os dados
MODELOS DE GESTÃO DE CUSTOS e RESULTADOS |
||
---|---|---|
Convencionais¹ | Citrine Consulting (TDABC) | |
Modelo | Contábil, Controle e acompanhamento | Gerencial / Estratégico, Apoio à tomada de decisão |
Principais características |
A identificação de ineficiências / itens de custo elevado não é critica Número reduzido de itens de custo indireto Itens de custo tendem a ser estáticos (pouco afetados pelo processo produtivo) O custo de overhead² é baixo |
A identificação de ineficiências / itens de custo elevado é critica Número elevado de itens de custo indireto Itens de custo são dinâmicos (afetados pelo processo produtivo) O custo de overhead² é alto |
Reporte gerencial | Convencional (Relatórios impressos com dados estáticos) | Dashboards (Navegação do tipo dill down) |
Ferramentas | Sistema Contábil corporativo | Business Intelligence³, Analytics⁴, Machine Learning, ETL5 |
Estrutura de dados | Base de dados do sistema contábil / Data Warehouse | Data Warehouse / Big Data |
Principais benefícios |
Modelo já adotado e disseminado na empresa Simplificação no emprego das regras de rateio (Ex.: valor médio de overhead) |
Maior detalhamento e precisão das informações dos custos diretos e indiretos e a rentabilidade de produtos e serviços Identifica ineficiências no processo produtivo e itens de custo que elevam o custo total do produto Facilidade para identificar serviços que impactam o custo total no aumento do volume de vendas dos produtos Apresenta o custo unitário dos produtos com maior precisão |
Considerações |
Falta de detalhamento e imprecisão das informações dos custos indiretos e rentabilidade dos produtos Falta de transparência das regras de consolidação das informações Regras de rateio geral que podem distorcer a análise de custos e rentabilidade dos produtos Não desenhado para identificar serviços ineficientes e/ou que elevam os custos do produto |
Estabelece padrões mais sofisticados de análise, o que necessita mudança na dinâmica de gestão da liderança Exige disciplina no reporte de horas trabalhadas por parte dos colaboradores das áreas operacionais e de TI |
1 Modelos convencionais dizem respeito aos métodos contábeis usados para definir o custo por unidade (Ex.: custo da ordem de servico, custo por tipo de processo de produção)
2 Overhead refere-se aos custos da administração geral que devem ser distribuídos sobre os produtos.
3 Business Intelligence (BI) é uma forma de agrupar, analisar e explorar dados e informações para identificar oportunidades e vantagens para o seu negócio.
4 Analytics é um ambiente que conta com técnicas matemáticas, estatísticas, de modelagem preditiva e machine learning para encontrar padrões e conhecimento em informações e
dados para beneficiar o negócio.
5 ETL (Extract, Transformation, and Load) são ferramentas que tem por objetivo trabalhar na extração de dados, transformação para atender às necessidades de negócios e carga
dos dados em bases de dados.
O conceito de TDABC
Mesmo empresas lucrativas, devem possuir um processo contínuo de redução de custos e conhecimento mais detalhado das fontes de lucro. Para isso a Citrine Consulting oferece o Time-Driven Active-Base Cost (TDABC) 1. O objetivo desta abordagem é oferecer um serviço que deixe claro o custo e a capacidade de utilização dos processos implementados, bem como a rentabilidade de pedidos, produtos, e clientes.
O conceito mais elementar por de trás do modelo TDABC pode ser representado pela seguintes equações2:
Custo do recurso
Custo total do recurso
Tempo disponível para a atividade
Custo da Atividade = Unidade de tempo / Custo do Recurso / Volume de Atividades
A implementação do TDABC possui como base três fases: mapeamento dos processos; a estimativa dos custos associados à prestação de serviços e/ou oferta de produtos; agregação de custos totais através da síntese de dados de custo e tempo3.
Esta abordagem entretanto não substitui um sistema de contabilidade financeiro. O objetivo principal é fornecer uma maneira eficaz de visualizar e interpretar informações, medindo o custo e o desempenho dos processos de negócios e seus resultados.
1 Kaplan, Robert S., Anderson, Steven R. Time-Driven Activity-Base Cost: a simpler and more powerful path to higher profit – Hardvard Business School Publishing Corporation
2 Coates, Tomika R., Shared Services Center University of California, Riverside, 2018 NCCI
3 Akhavan, S., Ward, L. & Bozic, K.J. Clin Orthop Relat Res (2016) 474: 8. https://doi.org/10.1007/s11999-015-4214-0
Visão geral
O correto funcionamento do modelo de gestão dos custos e rentabilidade de produtos e serviços baseado no TDABC requer atuação em diferentes camadas, como ilustrado na figura abaixo.
Governança
(incluindo: Funções e Responsabilidades, organização)
Dashboard (KPIs / Métricas)
(incluindo: função de drill down, correlação de dados)
Aplicação / Middleware Software
(incluindo: Time Reporting, Big Data, ETL, Motor de regras de negócios, Analytics, Relatórios, Front-end)
Dados
(incluindo: modelagem de dados, dicionário de dados, estrutura de qualidade de dados)
Como podemos ajudar a sua empresa?
Estabelecer o TDABC pode tomar várias formas e abrangências, dependendo das necessidades da empresa. Relacionamos abaixo um exemplo de como a Citrine Consulting pode auxiliar:
TDABC - True Profitability
Minímo produto viável (MVP)
Oferece aos gestores a oportunidade de conduzir um piloto utilizando uma abordagem moderna, o modelo TDABC, para a gestão dos custos e da rentabilidade dos produtos e serviços da empresa. Este trabalho utiliza novas soluções em caráter experimental. A solução do MVP poderá ser expandida havendo interesse da empresa.
Porque a Citrine Consulting?
A Citrine Consulting, através de seus profissionais, possui amplo conhecimento e experiência desde a venda interna, a concepção, desenho e implementação com sucesso do modelo baseado na abordagem TDABC. Acreditamos na soma de experiências dos nossos profissionais e o conhecimento da empresa por parte dos colaboradores de nossos Clientes para enfrentar os desafios de estabelecer uma nova abordagem de gestão dos custos e rentabilidade de produtos e serviços da empresa.
Com base na experiência em projetos para grandes empresas, a Citrine Consulting desenvolveu a sua metodologia, frameworks e modelos de referência para auxiliar as iniciativas junto aos seus Clientes.