Gestão de fornecedores de serviços (MSP)
O MSP pode otimizar a gestão dos serviços, permitindo que colaboradores mantenham o foco no que é realmente importante para a empresa.
Com o crescimento dos objetivos e dos desafios para alcançá-los, os executivos das grandes corporações identificam a necessidade de reforçar o expertise e a estrutura.
A saída encontrada é a terceirização de uma série de atividades, que são contratadas para unir forças ao quadro efetivo da companhia.
Com o advento da Lei n.º 13.429/217 que finalmente veio regulamentar a terceirização e permitir que qualquer atividade da empresa seja terceirizada, seja ela atividade de suporte ou a atividade para a qual a empresa foi constituída, essa prática tende a aumentar consideravelmente.
Com a contratação de inúmeros fornecedores, o controle da qualidade dos serviços e do cumprimento das exigências das Leis Trabalhistas e Tributárias é totalmente perdido.
Para endereçar esse problema, o administrador deve contar com o apoio de um Managed Services Provider.
Definição de Managed Services Provider pela SIA
O que é MSP?
“O Managed Services Provider (MSP) é uma empresa que tem a responsabilidade de gerenciar o programa de mão de obra contingente de uma organização.
O MSP pode ser independente ou não de uma companhia de staffing.
Responsabilidades típicas de um MSP incluem gerenciamento geral do programa, geração de relatórios, seleção e gerenciamento de fornecedores, distribuição de requisições de vagas e consolidação de faturamentos.”
Staffing Industry Analysts – www.staffingindustry.com
Importância vital para o Negócio
No passado, a gestão de fornecedores era uma atividade que muito pouca importância tinha nas empresas;
No entanto, o cenário se modificou e atualmente esta é uma ação estratégica, principalmente nas médias e grandes organizações;
Essa mudança ocorreu porque as empresas perceberam que, com um gerenciamento adequado dos fornecedores, pode-se obter os melhores produtos e serviços do mercado com uma boa relação custo x benefício.
Pesquisas mostram que os fatores que incentivaram a adoção do gerenciamento de fornecedores foram:
- Aumento do valor agregado dos produtos, serviços e matérias-primas adquiridos;
- Competitividade de preços;
- Avanços tecnológicos;
- Elevada contratação de fornecedores de mão de obra terceirizada;
- Preocupação com o cumprimento das Leis Trabalhistas e Tributárias.
Benefícios do MSP
Em relação aos processos
Outros benefícios
- Padronização dos trabalhos
- Ponto único de contato para obtenção de informações
- Redução de Riscos
- Aumento do “Compliance”
- Obtenção de dados para melhor tomada de decisões estratégicas
- Foco na estratégia da empresa enquanto um parceiro conduz os processos
- Flexibilidade para contratar e descontinuar uma atividade
Proposta de Valor Citrine Consulting
A Citrine Consulting, baseada na experiência de anos implantando complexos projetos para as mais diversas indústrias, oferece uma metodologia de análise, diagnóstico, implantação e gestão que apoiam o cliente ao longo de toda a jornada, conforme os passos abaixo:
- Após análise do quadro de fornecedores, a CITRINE CONSULTING apresenta uma visão da situação atual e recomenda o modelo do programa a ser implementado, assim como a tecnologia ser utilizada;
- Caso a decisão seja seguir em frente, elaboramos o desenho da solução e respectivo orçamento;
- Com o aceite, viabilizamos a implantação do projeto e sua posterior gestão;
- No início da implantação, preparamos o clima da organização para a mudança e fazemos o “onboarding” dos fornecedores no programa;
- Durante a gestão, realizamos a governança do projeto, visando a melhoria contínua, avaliação dos atuais fornecedores e eventual sugestão de novos.
Como podemos ajudar a sua empresa?
Por se tratar de uma solução muito abrangente, o MSP pode ser apresentado em dois formatos, para atender os objetivos estratégicos da empresa, conforme descrito abaixo:
Managed services provider
(Escopo completo)
Acompanhamento dos Processos de Recrutamento & Seleção, Integração e desligamento dos Terceiros
Auditoria da documentação trabalhista dos terceiros e de conformidade da empresa prestadora de serviços
Avaliação dos Fornecedores Atuais / Sugestão de Novos Fornecedores
Análise do “Spending” por fornecedor
Gestão de identidade
(Conformidade com as leis trabalhistas e tributárias)
Auditoria da documentação trabalhista dos terceiros e de conformidade da empresa prestadora de serviço;
Avaliação dos fornecedores atuais / Sugestão de novos fornecedores
Possibilidade de Integração com o controle de acesso de terceiros às instalações da empresa
Porque a Citrine Consulting?
A Citrine Consulting possui amplo conhecimento e experiência no desenvolvimento, implantação e gestão de projetos de Business Process Outsourcing.
O time dedicado à essa prática é certificada pela IAOP – International Association of Outsourcing Professionals.
Como Certified Outsourcing Professionals, estão credenciados a conduzir projetos de BPO ao redor do globo, uma vez que a prática possui uma linguagem universal.
Parte dos requisitos para a obtenção dessa certificação é a comprovação de cases de sucesso desenhados e implantados pelo profissional de outsourcing.
Com base nessa experiência que a Citrine Consulting desenvolveu a sua metodologia e excelência em terceirização de processos, auxiliando seus Clientes na otimização de seus resultados.